Ex-alunos da USP recebem prêmio Jabuti 2022

O 64º Prêmio Jabuti conta com seis premiados egressos da Universidade de São Paulo

O Prêmio Jabuti, um dos mais importantes prêmios literários do país, reconhece personalidades e feitorias relevantes para ampliação e aclamação da cultura do país. Em sua 64º edição, premiou trabalhos significativos em quatro eixos: Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação. Neste ano, seis ganhadores do prêmio são egressos da Universidade de São Paulo, o que confere excelência e prestígio à Universidade.

Conheça os ganhadores e seus trabalhos a seguir:

Sylvia Guimarães

Eixo: Inovação
Fomento à Leitura

Presidente da ONG Vaga Lume, venceu a categoria de fomento à leitura, por meio de uma iniciativa que leva bibliotecas para a Amazônia e promove intercâmbios culturais por meio da leitura. Sylvia é egressa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, onde se formou em História.

Silvana Tavano

Eixo: Literatura
Infantil

Escritora e jornalista, formada pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Silvana venceu a categoria de melhor Livro Infantil do Ano com a obra Sonhozzz. O livro conta uma história de dois personagens que debatem sobre o universo dos sonhos e suas características.

Luiza Romão

Eixo: Literatura
Poesia

Além de vencedora na categoria Poesia, ganhou também o prêmio de Livro do Ano. Seu livro “Também guardamos pedras aqui”, que narra a Guerra de Troia e suas opressões. Luiza é mestranda no programa de Pós-graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da USP.

Laurentino Gomes

Eixo: Não Ficção
Biografia e Reportagem

O escritor, pós-graduado na área de administração, venceu pela quarta vez o prêmio Jabuti. Desta vez na categoria Biografia e Reportagem, Laurentino vence com seu livro Escravidão, obra que conta com três volumes sobre a história do período de escravidão no Brasil.

Elaine Ramos

Eixo: Produção Editorial
Projeto Gráfico

Formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Elaine venceu pela segunda vez na categoria Projeto Gráfico com a obra Ubu Rei

Heloisa Jahn

Eixo: Produção Editorial
Tradução

Ex-aluna do curso de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Heloisa venceu na categoria Tradução em conjunto com Josely Vianna Baptista, com a obra Todos os contos – Julio Cortázar.