Conheça a campanha “Juntos pelo Museu do Ipiranga”

Campanha visa a arrecadação de fundos para a reforma e modernização do Museu do Ipiranga

Fechado desde 2013 para reformas devido a problemas encontrados em sua estrutura, o Museu do Ipiranga lança a hashtag #oMuseuÉnosso juntamente com a campanha “Juntos pelo Museu do Ipiranga”, cujo objetivo é angariar fundos de contribuintes da comunidade USP para a recuperação e modernização do museu, que tem previsão de reabertura em setembro de 2022, no ano do bicentenário da Independência do Brasil.

Com cerca de 70% de seu restauro concluído, o Museu do Ipiranga terá capacidade de público dobrada, o espaço passará a contar com café, auditório, elevadores, escadas rolantes e sistema de acessibilidade completa – o que o tornará o museu mais acessível do país. Para que essas reformas se concretizem, a campanha lançada visa que membros da comunidade USP, docentes e funcionários, direcionem até 6% do Imposto de Renda (IRPF) para o projeto, contribuindo com a ampliação e modernização do edifício-monumento. 

Para a comodidade do contribuinte, a destinação poderá ser feita via cartão de crédito, boleto bancário ou PIX por um site exclusivo da parceria com a “Abrace uma Causa”, plataforma de doação digital que conecta potenciais doadores a iniciativas de cunho cultural e social. Aqueles que apoiarem o projeto do Museu do Ipiranga ainda em 2021 poderão ter 100% do valor recuperado ao utilizar o recibo da doação na Declaração de Imposto de Renda de 2022. Os nomes dos doadores serão reconhecidos em agradecimento nas futuras instalações do museu.

“Nosso museu é patrimônio nacional de um valor imensurável, mas, antes, é nosso patrimônio. Desta forma, queremos convidar os uspianos a serem os primeiros a se articularem para devolvê-lo à sociedade”, destaca Amâncio Jorge de Oliveira, vice-diretor do Museu do Ipiranga. Futuramente, o objetivo será expandir a campanha para âmbito nacional, possibilitando que a população brasileira contribua com a reforma e reabertura deste edifício histórico.

Acesse o site da campanha e saiba mais clicando aqui.