Acompanhe o Portal Ciclo 22: plataforma com produções acadêmicas que promove a reflexão sobre marcos da história brasileira

Portal reúne atividades e pesquisas da Universidade de São Paulo sobre o bicentenário da Independência e o centenário da Semana de Arte Moderna

Lançado no dia 9 de agosto de 2021, em um evento totalmente online e transmitido pelo Canal USP, o Portal Ciclo 22 reúne em uma única plataforma as atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao bicentenário da Independência do Brasil (1822) e ao centenário da Semana de Arte Moderna e do movimento modernista (1922). O projeto tem por objetivo refletir sobre estes acontecimentos no tempo presente (2022), além de identificar desafios e discutir o futuro do país nos próximos 100 anos (2122).

No portal Ciclo 22, será possível encontrar a produção acadêmica da USP, sob o formato de teses, dissertações, livros e revistas, além de materiais de consulta e de estudo para professores e alunos da educação básica, como textos didáticos e videoaulas, criados pela comunidade da USP. A ideia é que o material ajude a promover uma reflexão sobre o passado e o presente do país e que proporcione uma discussão maior sobre o futuro que se deseja construir para o Brasil, tema que será abordado em um congresso internacional previsto para ocorrer no segundo semestre de 2022.

Prof. Dra. Diana Gonçalves Vidal, coordenadora do projeto e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), destacou a relevância do Portal Ciclo 22: “Ao agregar em uma única plataforma a reflexão da USP sobre essas temáticas e as iniciativas promovidas pelas Unidades, o portal potencializa o impacto social dessas atividades, evidenciando a pujança da produção uspiana e oferecendo à sociedade um amplo repertório de informações, imagens e textos, com o objetivo de  provocar debates e fornecer subsídios de ação educacional”.

O portal contou com o apoio da Superintendência de Comunicação Social (SCS) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que trabalharam na elaboração, estrutura e configuração da plataforma de publicação. “Estamos linkados para divulgar tudo que a USP realizar em torno das comemorações de 22. O Brasil precisa mais do que nunca pensar sobre o seu passado, seu presente e seu futuro”, salientou Luiz Roberto Serrano, superintendente da SCS.

Acesse o site e conheça o Portal Ciclo 22 clicando aqui.