Curso de Odontologia da USP é reconhecido pela sua excelência educacional em rankings internacionais

Odontologia da Universidade de São Paulo figura em três rankings universitários internacionais

Com muitos anos de tradição, o curso de Odontologia da USP, que é oferecido nas unidades de São Paulo, Ribeirão Preto e Bauru, tem sido reconhecido pela sua excelência educacional em rankings internacionais que avaliam a qualidade de instituições de ensino superior ao redor do mundo. Presente no SCImago Institutions Rankings, Global Ranking of Academic Subjects e QS World University Rankings by Subject, o curso se destaca como um dos melhores do mundo.

Ocupando o 1ª lugar do SCImago Institutions, ranking espanhol anual elaborado pelo laboratório de pesquisa SCImago Lab, ligado ao Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), divulgado no dia 14 de abril de 2021, o ensino de odontologia foi considerado o melhor do mundo. O ranking da Scimago teve classificação em 19 diferentes áreas do conhecimento. Nesse ranqueamento, a USP teve quatro cursos cotados entre os dez melhores do mundo – Agricultura e Ciências Biológicas, Odontologia, Farmacologia, Toxicologia e Ciências Farmacêuticas e Medicina Veterinária –, sendo Odontologia considerado o melhor entre todos os avaliados, ocupando a primeira posição na classificação mundial dentre as quase 700 instituições ranqueadas.

Na Global Ranking of Academic Subjects, divulgada em 26 maio de 2021, a área de Odontologia figura na 10ª colocação, segundo a consultoria chinesa Shangai Ranking, que classificou mais de 4 mil universidades de 93 países, considerando 54 áreas de concentração, agrupadas em cinco grandes áreas: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais. Enquanto que no QS World University Rankings by Subject, divulgado no dia 3 de março de 2021, a Odontologia ficou na 13ª posição, integrando o grupo dos 50 melhores cursos de do mundo. 

“Como resultado dessas classificações, o destaque passa a ser um elemento de atração para estudantes e professores. Os rankings são lidos por dirigentes acadêmicos, governantes, professores e estudantes de todos os países em busca de formação qualificada, tanto nacional como internacional”, comenta o Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha, Diretor da Faculdade de Odontologia de São Paulo.

Segundo o Prof. Dr. Rodney, essas conquistas internacionais representam a necessidade de manter a excelência educacional pela qual o curso foi reconhecido. Para isso, ele elenca alguns objetivos: 

Prof. Dr. Rodney Garcia Rocha. Foto: acervo pessoal.

  1. Continuar a fornecer uma formação técnica e científica de qualidade para profissionais cirurgiões-dentistas que possam ser reconhecidos pela sua excelente formação, com valorização extremamente positiva no mercado de trabalho;
  2. Sermos responsáveis por expressiva titulação de mestres, doutores e pós-doutores, como também de especialistas nas diversas áreas do conhecimento odontológico;
  3. Apresentar uma crescente produção científica de professores e estudantes que se traduzam em publicações em periódicos internacionais de qualidade reconhecida;
  4. Continuar a prestar serviços à comunidade daquilo que ensinamos e pesquisamos;
  5. Incrementar o número de parcerias e convênios com universidades, centros e institutos de pesquisa no país e no exterior;
  6. Preparar e enviar estudantes de graduação, de pós-graduação e professores para experiências em universidades de ponta de outros países e também receber estudantes estrangeiros.

“Se continuarmos a manter esses objetivos e finalidades da Faculdade de Odontologia, e a cada ano nos aperfeiçoarmos ainda mais, estaremos agregando valores e, provavelmente, seremos mantidos entre as melhores classificações desses rankings no ensino, na pesquisa e na transferência desse conhecimento adquirido para os avanços e melhorias da saúde bucal da comunidade”, conclui. 

Até 2020, a Faculdade de Odontologia de São Paulo já tinha formado mais de 10 mil cirurgiões-dentistas e cerca de 3.500 mestres e doutores desde que sua pós-graduação foi criada, há 50 anos.

Prof. Dr. Paulo Nelson Filho. Foto: acervo pessoal.

Para o Prof. Dr. Paulo Nelson Filho,  Diretor da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, a presença do curso de odontologia nestes  rankings é a soma de diversos fatores: “De acordo com as métricas utilizadas nesses rankings internacionais, a excelente classificação da Odontologia da USP (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto, Faculdade de Odontologia de São Paulo e Faculdade de Odontologia de Bauru) reflete a qualidade do Ensino oferecido; o reconhecido desempenho em Pesquisa; a qualidade do corpo docente; a colaboração com redes internacionais; os resultados da inovação; a empregabilidade de ex-alunos e o impacto social, entre outros indicadores”.

O  Prof. Dr. Paulo Nelson Filho também ressalta que “o reconhecimento do padrão de excelência desenvolvido pelas 3 Unidades de Odontologia da USP, em comparação aos congêneres nacionais e internacionais, reflete o sério e intenso trabalho desenvolvido por todos os docentes, servidores técnicos e administrativos, Pesquisadores associados, Pós-Doutores e alunos de Graduação e de Pós-Graduação, que ajudaram e ajudam a construir a história da nossa Instituição”.

Com 5.929 alunos graduados, 838 mestres e 476 doutores, sendo 460 com mestrado prévio e 16 doutorados diretos, a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto apresenta uma rica história de ensino odontológico ao longo dos seus 97 anos de existência.

Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos e Profa. Dra. Marília Afonso Rabelo Buzalaf. Foto: acervo pessoal.

O Prof. Dr. Carlos Ferreira dos Santos, Diretor da FOB-USP, e a Profa. Dra. Marília Afonso Rabelo Buzalaf, Vice-Diretora da FOB-USP, também comentam sobre a importância desses rankings, dando destaque ao SCImago Institutions Rankings: “Esse ranking avalia instituições de ensino superior e de pesquisa, classificando-as por um indicador composto, que combina três conjuntos diferentes de métricas baseadas no desempenho em pesquisa, resultados de inovação e impacto social, medido por sua visibilidade na web. Tamanho reconhecimento é fruto de décadas de trabalho árduo de nossos docentes, servidores e discentes, em todos os níveis (graduação, pós-graduação e diferentes modalidades de extensão), sendo muito importante para atrair para as nossas Faculdades de Odontologia os melhores estudantes, que vêm em busca da excelência do nosso ensino, enriquecedora de qualquer currículo”.

Criada em 1948, com implantação efetivada em 1962, a Faculdadade de Odontologia de Bauru já formou 2,5 mil alunos de graduação e 2,9 mil alunos de pós-graduação (mestres e doutores).

Além dos reconhecimentos em rankings internacionais e de suas ricas histórias e tradições, as Instituições também possuem bons números na plataforma do Alumni USP. A Faculdade de Odontologia de São Paulo, a Faculdade de Odontologia de Bauru e a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto apresentam, respectivamente,  48,1%, 31,3% e 20,5% dos seus ex-alunos cadastrados na plataforma.

O Alumni USP parabeniza todas as Unidades pelas conquistas adquiridas, e os dirigentes, professores e estudantes por contribuírem com o desenvolvimento, propagação e reconhecimento que o curso de Odontologia da USP tem recebido pela sua ótima educação universitária.