Diálogo e retorno à Universidade é tema de debate no evento Alumni USP Talks

Evento do Escritório Alumni USP aborda discussões sobre a relevância da formação oferecida pela Universidade de São Paulo e a importância do contato entre Universidade e sociedade

Na foto: convidados do evento, Coordenadora do Alumni USP, Magnífico Reitor da USP, professores e Pró-Reitores da Universidade.

O evento Alumni USP Talks, promovido pelo Escritório Alumni USP no dia 19 de setembro, reuniu alunos e ex-alunos em uma edição inédita para um bate papo sobre empreendedorismo e sustentabilidade. Egressos foram convidados para falarem sobre suas trajetórias profissionais, desde sua formação acadêmica, e o papel da Universidade para suas contribuições na sociedade.

A cerimônia, que contou com a presença do Magnífico Reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior, pró-reitores, diretores de Unidades, Institutos e Museus da USP, ocorreu no Anfiteatro Camargo Guarnieri e reuniu egressos e alunos de diversas áreas para a conversa.

Os convidados palestrantes do evento foram, egressos da Faculdade de Direito: Martina Müller, membro do Secretariado da Organização das Nações Unidas (ONU) de Nova York e Evandro Gussi, presidente e CEO da União da Indústria de Cana de Açúcar e Bioenergia (Unica) e da Escola Politécnica: André Felicíssimo, presidente da Procter & Gamble (P&G) e João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira, CEO da América Latina da Natura & Co Holding.

Com o objetivo de ampliar o contato da Universidade com a sociedade e com seus ex-alunos, o Escritório Alumni USP é coordenado pela Professora Maria Helena Palucci Marziale da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) que vem empreendendo dinamismo às atividades de integração com os egressos. A importância de manter uma interligação entre os egressos e as ações da Universidade para o Alumni USP é ressaltada pela Coordenadora. “Além de fortalecer e estimular os elos existentes entre a Universidade e seus ex-alunos, cria uma rede de contato entre os egressos, promovendo um fantástico networking e possibilita que a Universidade acompanhe a trajetória profissional de diplomados nos cursos de graduação e pós-graduação e as demandas do mercado de trabalho.”

O oferecimento de informações dos egressos sobre o mercado de trabalho para a Universidade é necessário e auxilia a gestão de cursos e a qualificação da formação acadêmica. Os convidados trouxeram feedbacks e pautas que podem auxiliar o planejamento de estratégias a serem implementadas nos cursos de graduação e programas de pós-graduação, a exemplo destaca-se a sugestão de  André Felicíssimo da importância da inteligência emocional e comunicação nos anos de formação. “O aprendizado técnico nos coloca na carreira profissional, o que nos faz ganhar e crescer nela é a inteligência emocional e a comunicação.” Assim como João Paulo Ferreira, que destaca que a pesquisa, aplicação, ensino e a assistência são fatores essenciais para o empreendedorismo.

No decorrer do encontro, os convidados ressaltam a importância do diálogo entre a academia e o “mundo real” (profissional). Alguns dos papéis centrais para essa interação são a interdisciplinaridade e a capacidade de experimentação; Martina Müller declara a importância da experiência de se abrir para frequentar disciplinas em outras unidades e mencionou que, enquanto estudava na FD, teve o interesse em ampliar os seus conhecimentos cursando matérias na FFLCH, EACH e POLI. “Não se restrinja somente à sua faculdade, a USP é a USP porque ela tem tantos cursos e unidades em diferentes áreas do conhecimento”, considerou.

A Universidade foi reconhecida como ponto essencial para a estruturação de uma carreira profissional. “Não consigo imaginar uma escola melhor que a USP para refletir nosso dia a dia empresarial”, aponta Felicíssimo. O compromisso com uma formação para além da instituição em que está alocado o estudante é ressaltado por João Paulo Ferreira, além da importância de “aprender a aprender”. “Professores que dialogavam com o mundo, que não tinha mais aquela visão que muitos atribuem como uma maneira arcaica”, complementa Evandro Gussi.

O engajamento dos alunos na Universidade é um fator fundamental, uma vez que o sucesso dos egressos no mercado de trabalho é o principal exemplo do protagonismo com que a USP opera sob a ótica profissional. “Os anos de faculdade são o alicerce da minha trajetória profissional, tanto a parte acadêmica dentro da sala de aula, mas também as atividades que aconteceram fora da sala.”, cita Martina.

O Reitor Carlos Gilberto Carlotti Júnior realçou a importância da proximidade da instituição com as demandas sociais. “Gostaria de chamar a atenção para dois aspectos. O primeiro deles está relacionado à importância de que os egressos transmitam suas experiências pessoais sobre o que a USP representa em suas carreiras para os novos estudantes. E o segundo diz respeito à colaboração que eles podem dar para a melhoria dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade”, afirmou o Reitor.

A relevância de eventos como o Alumni USP Talks reside no fato de a Universidade, apontada como referência tradicional, estar aberta a ouvir e a entender as demandas dos alunos – e sugestões de ex-alunos – para tornar a USP um ambiente que capacita seus formandos para as exigências do atual mercado de trabalho. Segundo a coordenadora do Escritório, o evento deve ser anual, com a participação de egressos de diversas áreas do ensino.

A Plataforma Alumni USP oferece oportunidades e benefícios aos egressos cadastrados, e mantém o compromisso de oferecer uma conexão com outros alunos e com a Universidade, além de oportunidades de emprego e constante oferta de eventos e cursos dentro do âmbito universitário.

Para assistir ao evento que foi transmitido ao vivo, acesse o canal no Youtube do Alumni USP.