Acontece na USP Outubro de 2022

Confira os principais eventos organizados pela Universidade de São Paulo para Outubro de 2022

Exposição Dinossauros: Patagotitan, o Maior do Mundo

A mostra Dinossauros: Patagotitan, o Maior do Mundo, traz o maior dinossauro que já habitou a Terra, encontrado na Patagônia, na Argentina. Promovida pela curadoria científica do paleontólogo Luiz Eduardo Anelli, professor do IGc da USP e diretor da Estação Ciência, órgão da PRCEUSP.

A exposição vai até 27 de novembro e funciona de terça a sexta, das 10h às 19h40; sábado e domingo, das 9h às 19h40. Localizada no Pavilhão das Culturas Brasileiras (Pacubra) do Parque Ibirapuera, a visita é guiada por monitores e ingressos variam de R$ 20 a R$ 50. Mais informações aqui. ou pelo Instagram (@expodinos).

Exposição Um Mar Chamado Tempo: 200 anos de avanços tecnológicos da Marinha do Brasil

A exposição exibida no Parque da Ciência e Tecnologia da USP (CienTec) traz conhecimento referente aos importantes personagens e invenções que auxiliaram no avanço tecnológico da Marinha no Brasil. A mostra estará disponível até dia 30 de novembro, com funcionamento de segunda a sábado, das 9h às 16h. A entrada é gratuita, veja mais informações aqui.

Museu do Ipiranga

Reaberto na semana do bicentenário da Independência do Brasil, o museu está aberto ao público de terça a domingo, das 12h às 18h. É necessário agendamento prévio, que ocorre todas as sextas-feiras, a partir das 10h no site do museu. As visitas são gratuitas até dia 6 de novembro.

Sete Cortes para Você

O Teatro da USP, localizado na Rua Maria Antonia, promove a peça Sete Cortes para Você, dramaturgia premiada no 7ª Edital de Dramaturgia em Pequenos Formatos Cênicos do Centro Cultural São Paulo em 2020. Ocorre de 7 de outubro a 6 de novembro, às 20h nas sextas e sábados e às 18h aos domingos. Os ingressos vão de R$ 15 a R$ 30, mais informações aqui.

Mostra Ecofalante USP e a Agenda 2030

A 5ª edição da Mostra, organizada pelo Acordo de Cooperação Técnico-Eucacional entre a Ecofalante e a USP, contará com exibições de filmes até o dia 25 de outubro. Todos os trabalhos exibidos possuem relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, e estão disponíveis no catálogo da EcofalantePlay. Para saber a programação completa e para mais informações, clique aqui.

Oferecido pelo Centro de Desenvolvimento e Formação Continuada em Informática Biomédica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP, o curso de programação será oferecido para estudantes e formados em cursos de graduação ou técnico em áreas relacionadas. As aulas, que ocorrerão entre os dias 1º e 29 de novembro, serão gravadas e as inscrições podem ser feitas até dia 26 de outubro (taxa: R$ 100). Mais informações aqui.

Ribeirão Tech Week 2022

Evento reúne workshops, palestras e dinâmicas espalhados por toda a cidade, abertos para a população e totalmente gratuitos, entre os dias 24 e 28 de outubro. Promovido pela Agência USP de Inovação (Auspin) e o Supera Parque de Inovação e Tecnologia, encontre mais informações aqui.

Outubro Negro

O Outubro Negro é um ciclo de eventos organizado pelo Coletivo Negro Carolina Maria de Jesus e o Departamento Saúde, Ciclos de Vida e Sociedade da Faculdade de Saúde Pública da USP, com apoio de sua Comissão de Cultura e Extensão e do Centro Universitário Maria Antonia da USP. Tem o objetivo de discutir as condições de vida e saúde da população negra, e também efeitos do racismo e a luta antirracista no Brasil. Todas as atividades são presenciais, gratuitas, e com direito a certificado. Para mais informações, envie um e-mail: coletivonegrofsp [at] gmail [dot] com.

USP Game Link

O Fellowship of the Game (FoG), grupo de extensão de desenvolvimento de jogos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos , realizará a quinta edição da USP Game Link (UGL), nos dias 25, 26 e 27 de novembro. O evento conta com exibição de jogos criados por alunos do departamento de Sistemas de Computação (SSC). Mais informações aqui.

Conversation Rounds

Entre 18 de outubro e 8 de dezembro, o Ireland Corner do Centro Intercultural Internacional da USP promoverá encontros para a prática de conversação de inglês sobre Irish culture, English language in Ireland e Irish education. Não há necessidade de inscrição prévia e os encontros serão às terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h, no Ireland Corner – Centro Cultural Internacional – AUCANI. Mais informações aqui.

XXV Semana do Livro e da Biblioteca na USP

Entre os dias 24 e 28 de outubro, será realizada a Semana do Livro e da Biblioteca na USP – 2022, com a temática Bibliotecas da USP: Parceiras Estratégicas da Agenda 2030. Não há necessidade de inscrição prévia e acontecerá no Auditório safra, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária – FEA/USP. Mais informações aqui.

Instalação “Patinho Feio”

O evento no Sesc Vila Mariana mostra o primeiro computador brasileiro, o Patinho Feio,  projetado e construído na Escola Politécnica (Poli) da USP em 1972. A exposição é gratuita e ficará disponível até dia 6 de novembro. Mais informações aqui.