Alumni USP oferece acesso a serviços das bibliotecas da USP

Todos os Alumni USP cadastrados na plataforma possuem acesso livre às instalações e serviços, sejam estes digitais ou físicos. Confira abaixo a lista de bibliotecas e suas respectivas vantagens oferecidas aos Alumni USP.

Biblioteca Central de Ribeirão Preto
: A BCRP, atualmente, oferece/divulga aos ex-alunos os recursos digitais disponíveis.

Se você já obteve a senha única, já instalou o VPN e está ativo, basta acessar o Dedalus, Portal de Busca Integrada ou Portal CAPES para pesquisar artigos. Para maiores orientações sobre bases de dados, entre em contato com o bibliotecário da sua unidade ou acesse sibi.usp.br.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin: Todos os serviços da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin estão disponíveis para os ex-alunos. Os ex-alunos podem ter acesso às instalações da biblioteca, frequentar a sala de estudos, participar de eventos e atividades, e consultar obras do acervo físico mediante agendamento. É oferecida ainda a consulta à BBM Digital, na qual é possível fazer download de obras. Na BBM, não realiza-se empréstimo de obras. A consulta ao acervo físico é feita somente de forma presencial.

Biblioteca EACH: A Biblioteca da EACH oferece os seguintes serviços para ex-alunos:

– Empréstimos de 3 livros por 7 dias, por 4 anos após a formatura (somente para ex-alunos da EACH);
– Empréstimo entre Bibliotecas de 3 livros, por 4 anos após a formatura (somente para ex-alunos da EACH);
– COMUT;
– Consulta local e uso de computadores.

Biblioteca EESC: Informamos que a Biblioteca da EESC, disponibiliza aos ex-alunos:

– Consulta local ao acervo bibliográfico;
– Fornecimento de cópia de material bibliográfico através de formulário eletrônico disponível no site da Biblioteca da EESC;
– Orientação para elaboração de levantamento bibliográfico em bases de dados nacionais e internacionais, através do e-mail: biblioteca [dot] atendimento [at] eesc [dot] usp [dot] br.

Biblioteca ECA: Todos os ex-alunos de graduação e pós-graduação podem continuar utilizando o serviço de empréstimo e outros serviços da biblioteca, com exceção do serviço de EEB.

Biblioteca EEFE: A Biblioteca da EEFE dispõe do seguinte serviço:

– Empréstimo para ex-alunos de graduação Ex-alunos de graduação da EEFE poderão realizar empréstimos de livros mediante cadastro prévio. O usuário inscrito terá direito a empréstimo de 2 livros (apenas de itens desta biblioteca) por 7 dias, podendo renová-los pelo DEDALUS ou Sistema de Busca Integrada por até 3 vezes, desde que não haja reserva do material.

Biblioteca ESALQ: A Biblioteca da ESALQ disponibiliza todos os serviços divulgados no seu site, por meio do link abaixo https://www.esalq.usp.br/biblioteca/servicos.

Biblioteca FEA: Informamos que a Biblioteca da FEA, disponibiliza aos ex-alunos:

– Empréstimo de livros, apenas três obras pelo prazo de 10 dias e direito a 3 renovações;
– Uso local de bases de dados assinadas;
– Autoatendimento para digitalização de trechos; todos podem fazer digitalização.

Biblioteca FAU: os ex-alunos da FAU podem retirar livros para empréstimo domiciliar, mediante atualização do cadastro local.

Biblioteca Florestan Fernandes: ex-alunos da FFLCH podem se inscrever como usuário local por até 2 (dois) anos após a formatura. Para os ex-alunos de outras Unidades não é oferecido esse serviço, mas eles podem fazer consultas e utilizar as dependências e os equipamentos destinados aos usuários da biblioteca e ao público em geral.

Biblioteca IF: A biblioteca do IFUSP dispõe dos serviços abaixo mencionados para os ex-alunos.

– Consulta ao acervo impresso e digital;
– Atendimento pessoal, virtual, via e-mail, telefone e web;
– Renovação de livros, solicitação de artigos e sugestão de compras;
– Orientação com os softwares de elaboração e normalização de referências bibliográficas;
– Visitas monitoradas;
– Orientação no uso de plataformas de publicações eletrônicas USP e Capes;
– Orientação para pesquisas e levantamentos bibliográficos;
– Cadastro local com autorização via carta/e-mail de docente IF-USP que permite empréstimos locais e entre bibliotecas USP.

Biblioteca IME: É disponibilizado somente o acesso aos produtos que são assinados pelo ABDC, via VPN e senha dos sistemas USP.

Biblioteca FSP: A Biblioteca da FSP oferece os seguintes serviços aos estudantes egressos:

– Empréstimos de publicações do acervo;
– Levantamento bibliográfico, orientação e envio de resultados;
– Solicitação de cópias de artigos de outros acervos conveniados.

Biblioteca IRI: A Biblioteca oferece acesso permanente para empréstimo de obras na Biblioteca somente para os ex-alunos do IRI-USP.

Conforme instruções da antiga AGUIA-USP, agora ABCD-USP, os ex-alunos do IRI são cadastrados no Aleph como “usuário local” e podem emprestar até 3 obras por 10 dias, essa possibilidade dos ex-alunos emprestarem livros na Biblioteca é sem prazo, ad aeternum. Além disso, qualquer ex-aluno da USP e a comunidade em geral podem usar o espaço da Biblioteca do IRI para estudar e consultar as obras, a Biblioteca do IRI está aberta a todos.

Para saber mais sobre a produção e os recursos disponíveis das bibliotecas nos campus, acesse aqui.