Doutores, egressos da USP, atuantes em empresas públicas e privadas: diálogo sobre a empregabilidade para além da academia e suas contribuições para a sociedade

A terceira edição do Alumni USP TalksPesquisadores para além da academia reuniu egressos dos programas de pós-graduação da FEA, ICMC, FMRP e da ESALQ que compartilharam as suas experiências exitosas enquanto pesquisadores de empresas públicas e privadas com gestores, docentes, atuais estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação e egressos interessados na inserção no mercado de trabalho para além da academia.

(Da esq. p/ dir.) Ana Carla Abrão, Vice-Presidente de Novos Negócios da B3; Ana Paula Appel, embaixadora sênior de quantum na IBM Client Engineering LA; e o jornalista Álvaro Pereira Júnior na terceira edição do Alumni USP Talks – Foto: Giovanna Alteparmakian

O Escritório Alumni USP realizou, no dia 04 de outubro de 2023, no Auditório Francisco Romeu Landi, no campus da Cidade Universitária – SP, a terceira edição do Alumni USP Talks, evento que objetiva oportunizar a ex-alunos da USP que discorram sobre as suas trajetórias profissionais, as contribuições para a sociedade e que avaliem a importância da formação recebida na USP para os sucessos profissionais obtidos. 

O evento nesta edição contou com a participação dos doutores titulados em programas de pós-graduação da USP:

Dra. Ana Carla Abrão Costa, egressa da FEA-USP, Vice-Presidente de Novos Negócios da B3; Dra. Ana Paula Appel, egressa do ICMC-USP, cientista de dados sênior e embaixadora sênior de quantum na IBM Client Engineering LADr. Edgar Gil Rizzatti, egresso da FMRP-USP, Pesquisador e Presidente da Unidade de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury; e Dra. Valéria Modolo, egressa da ESALQ-USP, representante da área de Fitotecnia e Exploração Vegetal da Permanente de Regime do Tempo Integral, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Profa. Maria Helena Palucci Marziale, coordenadora do Escritório Alumni USP, egressa e professora titular da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), destacou na abertura do evento a importância de proporcionar espaços que permitam a interlocução entre egressos e atuais estudantes e docentes da Universidade. Uma vez que estes possibilitam a aproximação dos estudantes a experiências reais do mercado de trabalho que os auxiliam na conexão entre aspectos da teoria e prática, formas de atuação e gestão do trabalho, as quais resultarão em aprendizagem.

Maestro José Gustavo Julião de Camargo, professor do Departamento de Música da FFCLRP-USP – Foto: Giovanna Alteparmakian

O encontro foi abrilhantado pela apresentação musical do Maestro José Gustavo Julião de Camargo, professor do Departamento de Música da FFCLRP-USP que, com sua viola caipira, apresentou belíssimas composições autorais.

Os egressos convidados apresentaram os seus posicionamentos enfocados nas oportunidades e empregabilidade para pesquisadores no Brasil em empresas públicas e privadas. Além de relatarem como a USP os preparou para as exigências do mercado de trabalho além da academia, sendo esta a que ainda emprega o maior número de pesquisadores oriundos dos programas de pós-graduação no Brasil. Participaram do primeiro bloco de conversa as doutoras Ana Paula Appel e Ana Carla Abrão e a medição foi realizada pelo jornalista Álvaro Pereira Júnior, egresso da ECA-USP e IQ-USP, e atualmente jornalista científico da TV Globo. 

Ana Paula Appel e Ana Carla Abrão comentaram sobre a importância da resiliência no desenvolvimento da tese de doutorado que consideram um processo solitário, apesar do relevante papel exercido pelo orientador.  “Quando você tá na vida profissional você entende que todo aquele processo te trouxe um aprendizado que mesmo que não seja vinculado especificamente a algo que você fez, isso te traz essa resiliência, força e capacidade de olhar um problema e dizer “a princípio não sei exatamente como resolver mas deixa eu sentar aqui e correr atrás porque o ferramental eu desenvolvi ao longo do meu projeto de doutorado”, relata Ana Carla.

Ana Paula destaca a diferença do “time” da pesquisa desenvolvida durante o programa de doutorado e o “time” depois exigido no mercado de trabalho, onde os produtos devem ser apresentados em curto período de tempo.  

Álvaro questionou ainda às egressas sobre as suas percepções sobre a inserção de mulheres no mercado de trabalho. Ana Paula comenta as dificuldades enfrentadas em sua trajetória decorrentes da questão de gênero. “Eu acho que é importante eventos como esses para mostrar que é possível você ser mãe, ter outras outras questões da sua vida, ser uma boa profissional e ter sucesso e fazer coisas importantes durante a sua carreira”, destaca a egressa. 

(Da esq. p/ dir.) Valéria Aparecida Modolo, pesquisadora científica do Instituto Agronômico, Centro de Horticultura; Edgar Gil Rizzatti, Pesquisador e Presidente Presidente da Unidade de Negócios Médico, Técnico, de Hospitais e Novos Elos do Grupo Fleury – Foto: Giovanna Alteparmakian

O segundo bloco, mediado pela jornalista e radialista da USP,  Roxane Ré, trouxe questões fundamentais para a discussão da cooperação científica entre empresa e Universidade. Valéria Modolo destaca como o estímulo à investigação durante seu Mestrado e Doutorado na USP, foi a ponte para direcionar sua especialização que hoje possui papel fundamental no Instituto Agronômico de Campinas. Além disso, Edgar Rizzatti, destaca as competências adquiridas em decorrência de sua formação da pós-graduação na USP, como a rede de contatos criada (Networking) e a liberdade de escolhas proporcionada por seus orientadores.

Ao ser questionado sobre a importância da pesquisa acadêmica durante o período de emergência global pandêmica, Rizzatti ressalta a relevância da interlocução entre o mercado de vacinas e as pesquisas realizadas na Universidade. “Alguns caminhos foram desenvolvidos baseados nesse intercâmbio de dados e nessa colaboração entre pesquisadores. Você não tem como dissociar academia, pesquisa e especialização, seja no governo ou na iniciativa privada”, relata o egresso. Outro ponto chave comentado pelos ex-alunos é a comunicação no meio acadêmico, de forma que as pesquisas sejam difundidas para que as pessoas entendam sua relevância no dia a dia.

Maria Helena Palucci Marziale, coordenadora do Escritório Alumni USP; e Jacques Marcovitch, professor emérito da FEA e ex-reitor da Universidade – Foto: Giovanna Alteparmakian

Ao encerrar o evento, o professor Jacques Marcovitch, Professor Emérito da FEA-USP e reitor da USP no período 1997 a 2001, valorizou o trabalho que tem sido feito pelo Escritório Alumni USP e parabenizou os palestrantes pelas exitosas trajetórias profissionais. Destacou que as métricas utilizadas para medir o impacto na formação de recursos humanos pela Universidade deve avaliar as diferenças que seus egressos geram na sociedade, e os quatro palestrantes são exemplos de profissionais que fazem impactantes diferenças para a sociedade.

 

 

 

 

O encontro foi transmitido ao vivo e está disponível no canal do Alumni USP, ou assista aqui na pagina:

 

Texto por Giovanna Alteparmakian