Alumni em Destaque: João Albino-Pimentel

Premiado com o IM Division FIU Business Emerging Scholar Award, o egresso da FEA-USP João Albino-Pimentel realizou sua graduação em Economia em 2007, e seguiu no mestrado na área de Administração, o que lhe permitiu o início de sua trajetória profissional e acadêmica no International Business. João atuou e estudou profissionalmente no Brasil, França, China, Dinamarca e Estados Unidos, sendo hoje professor doutor da Universidade da Carolina do Sul – USC.

Foto cedida por João Albino-Pimentel

João estudou na Universidade de Grenoble Alpes, durante seu mestrado na FEA, além de um estágio na Embaixada do Brasil em Beijing, na China. “Durante esse estágio, eu descobri que, apesar de achar a diplomacia uma carreira fascinante, o meu centro de interesse era a pesquisa acadêmica e o ensino”, relata o egresso. Ao final do doutorado na École des Hautes Études Commerciales de Paris, João atuou como professor na Universidade da Carolina do Sul, na Copenhagen Business School, e retornou à Carolina do Sul em 2022 como professor doutor.

Sua pesquisa, que tem o objetivo de melhorar o ambiente de negócios por meio de suas relações com o governo, levanta temas como países em conflitos como guerras civis, transição energética, melhorias na equidade de gênero e políticas voltadas à população LGBTQIA+. O IM Division FIU Business Emerging Scholar Award representa uma das maiores gratificações para um pesquisador de sua área “Isto me dá um grande incentivo para continuar perseguindo questões de pesquisa relacionadas ao grandes desafios que o mundo atual está enfrentando e como empresas multinacionais podem ter um papel chave para resolvê-los”, comenta João sobre sua premiação.

Durante a graduação, realizou Iniciação Científica sob a orientação da professora Lenina Pomeranz, e trabalhou como assistente dos seminários de Relações Internacionais do IRI, coordenados pelo professor Jacques Marcovitch, ex-reitor da USP. “Todo o trabalho que eu fiz com a professora Lenina Pomeranz e com o professor Jacques Marcovitch foram cruciais para as minhas escolhas profissionais e para identificar diversas oportunidades de aperfeiçoar minhas habilidades.” Conta João sobre sua experiência na escolha de área durante a graduação, no qual entrou com a ideia de ser diplomata, mas expandiu sua trajetória no mundo do International Business após o mestrado em administração. “Foi ela [Pomeranz] quem, observando meus interesses, orientou-me a ir além do currículo obrigatório da FEA a fim de expandir meu horizonte de estudos e conhecimento.”

Foto cedida por João Albino-Pimentel

Sendo o primeiro de sua família a concluir o ensino médio, João relata a importância da universidade em sua trajetória: “Eu tenho lembranças muito positivas da minha educação e vida na USP. Morei quatro anos no CRUSP o que me proporcionou uma melhor integração com a vida universitária e me permitiu aproveitar muitas oportunidades oferecidas no campus.”

O egresso menciona as experiências em diferentes unidades da Universidade e o papel crucial da formação multidisciplinar para seu desenvolvimento como profissional. “O meu primeiro estágio, enquanto estudante, apenas foi possível por meio de um programa de extensão. Sem isso, talvez não tivesse conhecido o professor Jacques Marcovitch. Por isso, aos alunos, eu diria que aproveitem muito as oportunidades que a USP oferece: estudem, aprendam línguas estrangeiras, façam amigos, não tenham medo de ir conversar com os professores (nem imagino como seria minha vida se não tivesse tido a coragem de ir conversar com a Lenina Pomeranz lá no Instituto de Estudos Avançados), façam cursos em outras áreas. Basicamente, tentem sair da sua zona de conforto tanto intelectual como social.”

O Alumni USP parabeniza o egresso por sua trajetória e premiação!

Texto por Giovanna Alteparmakian