Alumni em destaque: Aldo de Campos Costa

Egresso da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP), foi eleito por unanimidade como perito independente do Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Foto cedida por Aldo de Campos Costa

O Alumni USP, Aldo de Campos Costa, foi eleito, pelos 47 países que compõem o Conselho Direitos Humanos da ONU, para cumprir um mandato de três anos como perito independente do respectivo Comitê Assessor.

Ex-aluno da 168ª turma do curso de Direito da FDUSP, já ocupou cargos em instituições como Ministério Público Federal; Universidade de Brasília; Comissão de Anistia; Ministério da Justiça;

Ministério Público Federal; Procuradoria da República e Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal. Na 51º Sessão do Conselho de Direitos Humanos, realizada em Genebra, foi votado para ocupar a vaga deliberada para o Grupo de países da América-Latina e Caribe (GRULAC).

Foto cedida por Aldo de Campos Costa

Em entrevista concedida para o Alumni USP, Aldo ressalta as atividades exercidas pelo Comitê Assessor do Conselho de Direitos Humanos da ONU e sua relevância para a sociedade. “É um órgão de aconselhamento especializado dos 47 países que compõem o Conselho de Direitos Humanos da ONU, cujo trabalho é orientado para a implementação, isto é, para a obtenção de resultados concretos em direção à efetiva proteção e promoção de todos os direitos humanos”, explica o egresso.

O ex-aluno destaca a importância da formação recebida na Universidade de São Paulo para o sucesso de sua trajetória profissional, e para sua mais recente conquista dentro da ONU, “tenho orgulho de ser egresso da USP. É uma instituição de ensino superior que é internacionalmente reconhecida pela qualidade do ensino, razão pela qual vem sendo posicionada há vários anos como a melhor universidade da América Latina em diversos rankings acadêmicos. Por outro lado, é um lugar onde os direitos humanos são vividos e praticados”, ressalta.

A relação da Faculdade de Direito com a temática dos Direitos Humanos é citada como lugar de formação não apenas acadêmica, mas de cidadania. “Estudar na Faculdade de Direito proporcionou-me uma formação rigorosa e técnica, mas acima de tudo ética e com valores humanísticos. Lá, os discentes são transformados em cidadãos atuantes na sociedade”, disse.

Aldo de Campos Costa é o segundo brasileiro a ocupar a vaga no Comitê, composto por 18 peritos eleitos por votação entre os membros do Conselho de Direitos Humanos. “Integrar o órgão, para mim, é uma distinção única, que propicia desafios instigantes e ao mesmo tempo desperta um grande senso de responsabilidade no que diz respeito à promoção e à proteção dos direitos humanos”, afirma Aldo.

Parabéns pela importante conquista profissional. O Escritório Alumni USP e a Universidade se orgulham muito de você.

Texo: Giovanna Alteparmakian