Museu do Ipiranga amplia campanha de financiamento via doação de Imposto de Renda de pessoa física

ANova fase do programa “Juntos pelo Museu” permitirá a participação de ex-alunos da USP. Pessoas físicas podem destinar até 6% do seu Imposto de Renda para as obras e a manutenção do Museu, com a possibilidade de parcelar a doação.

Campanha “Juntos pelo Museu do Ipiranga”. Imagem: Divulgação

Lançado em setembro de 2021, o programa “Juntos pelo Museu”, de apoio ao projeto Novo Museu do Ipiranga, entra em uma nova etapa. A partir do dia 6 de junho, a iniciativa vai expandir a participação da comunidade USP, com a possibilidade de ex-alunos também contribuírem por meio de deduções no imposto de renda, bem como oferecerá a possibilidade de parcelamento das doações.

A conversão de parte do imposto sobre os rendimentos em doações a instituições culturais se dá por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A norma define que até 6% do imposto de renda devido ou a receber, tanto de pessoas físicas como jurídicas, pode ser direcionado ao fomento de atividades criativas no Brasil.

Campanha de doação via Imposto de Renda. Imagem: Divulgação

As doações oriundas dos impostos de renda de pessoas físicas vêm ganhando força no país. Conforme dados da Receita Federal, em 2020 o valor de doações foi de R$ 191,64 milhões. Já em 2021, as cifras chegaram a R$ 229,27 milhões, o que representa um crescimento de 20%.

A campanha “Juntos pelo Museu” também envolve a comunidade do bairro do Ipiranga. Com a ação Empresa Amiga, comerciantes do entorno do Museu  podem contribuir mensalmente, ganhando benefícios para o estabelecimento, funcionários e clientes.

Como colaborar com o Museu do Ipiranga

Alunos, professores, funcionários e agora ex-alunos da USP podem utilizar a plataforma “Abrace uma Causa”, que torna mais fácil usar parte do imposto de renda para contribuir com o Museu do Ipiranga.

No site, é possível escolher diferentes formas de pagamento da doação, como cartão de crédito, boleto bancário ou PIX. Haverá também a possibilidade de parcelar a quantia.

O pagamento fornecerá um recibo que poderá ser inserido na declaração de imposto de renda de 2023. Isso permitirá a restituição integral do valor doado ou um abatimento no valor devido do imposto.

Futuramente, o programa “Juntos pelo Museu” terá uma próxima fase, permitindo que pessoas que não têm relação com a USP possam doar. Dessa forma, qualquer cidadão do país poderá colaborar na preservação do Museu do Ipiranga e da história nacional.

Para colaborar, acesse o site museudoipiranga.abraceumacausa.com.br

Post da campanha. Imagem: Divulgação

O Novo Museu do Ipiranga

Fechado desde 2013, o Novo Museu do Ipiranga passa pelo estágio final de uma ampla reforma que apresentará ao público um edifício restaurado e ampliado. Além do restauro do Edifício-Monumento, quando as portas do Museu do Ipiranga reabrirem, a parte interna terá duplicado de tamanho.

A nova área, com 6.800 m², contará com bilheteria, café, loja, auditório, espaços para atendimento educativo e uma grande sala de exposições temporárias, para receber acervos de outras instituições, brasileiras e internacionais.

As obras do Novo Museu do Ipiranga são financiadas via Lei Federal de Incentivo à Cultura e tem os seguintes patrocinadores e parceiros: BNDES, Fundação Banco do Brasil, Vale, Bradesco, Caterpillar, Comgás, CSN, EDP, EMS, Itaú, Sabesp, Santander, Banco Safra, Honda, Raízen, Ultra – Postos Ipiranga, Pinheiro Neto Advogados, Atlas Schindler, Novelis, B3, GHT, Nortel e Dimensional, Goldman Sachs, Rede D’Or e Too Seguros.

Texto: Alex Gomes