Acontece em janeiro

Confira os principais eventos organizados pela Universidade de São Paulo para o início de 2020

 

Inscrições abertas para os Cursos de Verão do Instituto de Matemática e Estatística da USP, que ocorrem de 06/01 a 14/02.

No Programa de Verão do IME-USP são oferecidos cursos de Difusão Cultural e disciplinas de Pós-Graduação abertos a todos os interessados.

Mais informações aqui.

 

Inscrições abertas ao longo de janeiro para os Cursos de Verão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, que ocorrem de 03/02 a 14/02.

A Comissão e o Serviço de Cultura e Extensão da FFLCH-USP oferecem a primeira edição do “Cursos de Verão da FFLCH”. A iniciativa conta com 70 cursos e oferece 2670 vagas.

Há cursos em várias áreas das Ciências Humanas. Inscrição gratuita. Mais informações aqui.

 

Até 12/01: Exposição “Dentro do Corpo” da artista Maria Luiza Mazzetto, no Paço das Artes.

Com o objetivo de abrir espaço à produção, fomento e difusão da prática artística jovem, o Paço das Artes realiza a Temporada de Projetos desde 1996 com exposições de artistas da cena da jovem arte contemporânea brasileira.

Avenida Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo. Entrada gratuita. Mais informações aqui.

 

Até 26/01: Exposição “Ecos Mecânicos: A máquina de escrever e a prática artística”, no Museu de Arte Contemporânea da USP.

A exposição Ecos Mecânicos: a máquina de escrever e a prática artística explora a história deste instrumento que, até a década de 80 do século XX, está presente em grande parte das residências, e sua utilização no campo do fazer artístico. Historicamente, a mostra revela o papel de um inovador brasileiro de meados do século XIX, o padre João Francisco de Azevedo, mas além disso, pontua os passos da trajetória deste objeto e explorando seus usos, com base em exemplares e documentos da coleção do Museu Paulista (MP) e do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) – instituições ligadas à Universidade de São Paulo.

Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, São Paulo. Entrada gratuita. Mais informações aqui.

 

Até 28/01: Exposição “tecendo o tempo” da artista paulistana Maria Villares. Piso térreo da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Tecendo o tempo é o título da nova exposição de Maria Villares, reunindo desenhos, monotipias, objetos e uma instalação de grande formato. Pela primeira vez, desde a sua inauguração, a BBM USP receberá um site especific, uma escultura pensada exclusivamente para o seu espaço.

Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo. Entrada gratuita. Mais informações aqui.

 

Até 31/01: I Mostra de Fotojornalismo Universitário

Reconhecendo essa importância do fotojornalismo para a formação profissional, a I Mostra de Fotojornalismo Universitário tem o principal objetivo de dar visibilidade à produção de estudantes de cursos superiores brasileiros. Busca também aproximar docentes da área com o intuito de reforçar o intercâmbio de experiências, estratégias e ideias em torno do ensino do fotojornalismo. Mais informações aqui.

 

Até 02/02: Exposição “É Tarde, mas ainda temos tempo” da artista Ana Teixeira, no Centro Universitário Maria Antonia da USP.

A mostra individual de Ana Teixeira traz para o ambiente expositivo registros e desdobramentos de algumas ações feitas por ela em espaços públicos de diferentes lugares. A mostra configura-se como uma panorâmica de seus 20 anos de trajetória.

Edifício Joaquim Nabuco, Rua Maria Antonia, 258, Vila Buarque, São Paulo. Entrada Gratuita. Mais informações aqui.

 

De 31/01 a 02/02: HackMed: Conference & Health Hackathon.

Quer saber mais sobre inovação e o futuro da saúde com o advento da inteligência artificial?

Evento ocorrerá no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, mais informações aqui.