Plataforma Alumni USP disponibiliza questionário de avaliação para ex-alunos de pós

O objetivo é criar base de dados a fim de acompanhar trajetória dos egressos e aprimoramento dos programas de pós

Desde o começo de julho deste ano foi disponibilizado dentro da plataforma Alumni USP um questionário com perguntas voltadas à avaliação dos impactos da pós-graduação na carreira dos egressos de mestrado e doutorado.

Uma comissão de professores dos campi da USP se uniu a fim de elaborar perguntas que pudessem colher dados importantes para o estabelecimento de algumas diretrizes na pós. Acompanhar de forma geral como a pós vem impactando a carreira dos egressos, inclusive para o planejamento dos próprios programas existentes nas diversas áreas na Universidade. Além de atender a demanda da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que está propondo a distribuição de bolsas por programas a partir dos resultados desse tipo de avaliação.

O questionário é respondido em menos de 5 minutos e  compreende dez questões relacionadas a diversos pontos da sua formação, experiência profissional e, por fim, impactos do curso na sua trajetória profissional.

Para responder é necessário ter o cadastro na plataforma e entrar na aba Questionário, ao centro da tela.

Na opinião da Profa. Dra. Yara Regina Marangoni, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), que foi uma das docentes do Grupo de Trabalho que elaborou o questionário, ele foi “elaborado a partir da necessidade da Universidade de acompanhar os seus egressos”, para ela, “muitas vezes é difícil manter o contato e saber onde estão e o que fazem, especialmente se eles saírem da academia. A Capes, que avalia o sistema nacional de pós-graduação, quer, cada vez mais, saber o destino do egresso, o que ele faz, qual a importância que a pós-graduação teve (e tem) no seu desenvolvimento profissional. A elaboração se deu inicialmente, pensando nos questionamentos que a Capes faz aos programas. A partir dessa ideia inicial, o Pró-reitor de Pós-Graduação, junto com um grupo de presidentes de CPGs, organizou o questionário”. A docente segue com sua explicação: “O principal objetivo do questionário é conhecer o destino desse egresso e sua atuação. Outros objetivos contemplam uma forma de medir a importância da pós-graduação através do tempo; será que os egressos de 10 anos ficam mais na academia do que os egressos de 5 anos? Será que a maior parte dos mestres continuam na pós-graduação ou vão atuar no mercado de trabalho?; A influência do egresso na sociedade: esse egresso atua em postos chaves? Participa de comitês que definem políticas públicas? Um outro objetivo é trazer esse egresso para a USP, através do portal Alumni, mostrando que ele continua importante para a USP e que é sempre bem-vindo a participar de atividade aqui dentro.”

Dada a importância da criação dessa base de dados, sugerimos a divulgação entre seus colegas ou estudantes egressos do seu programa de pós. Já temos quase 5.000 questionários respondidos. Se você é ex-aluno da pós-graduação da USP, não fique de fora e ajude seu Programa a ser bem avaliado pela CAPES!

Para saber mais detalhes das novas diretrizes de avaliação dos programas de pós pela CAPES, a serem implementadas em 2021, confira o texto clicando aqui.

Texto: Rodrigo Rosa