Plataforma Alumni USP disponibiliza questionário de avaliação para ex-alunos de pós

O objetivo é criar base de dados a fim de acompanhar trajetória dos egressos e aprimoramento dos programas de pós

Desde o começo de julho deste ano foi disponibilizado dentro da plataforma Alumni USP um questionário com perguntas voltadas à avaliação dos impactos da pós-graduação na carreira dos egressos de mestrado e doutorado.

Uma comissão de professores dos campi da USP se uniu a fim de elaborar perguntas que pudessem colher dados importantes para o estabelecimento de algumas diretrizes na pós. Acompanhar de forma geral como a pós vem impactando a carreira dos egressos, inclusive para o planejamento dos próprios programas existentes nas diversas áreas na Universidade. Além de atender a demanda da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que está propondo a distribuição de bolsas por programas a partir dos resultados desse tipo de avaliação.

O breve questionário compreende em responder dez questões relacionadas à qual bolsa o egresso da pós recebeu durante seu período de pós-graduando, projetos de pesquisa elaborados, atuação na coordenação de periódicos, atuação no setor da Educação, avaliação de diversos pontos da sua formação, experiência profissional internacional, continuidade da pesquisa por meio de pós-doutoramento e, por fim, impactos na trajetória profissional.

Para responder é necessário ter o cadastro na plataforma e entrar na aba Questionário, ao centro da tela.

Na opinião da Profa. Dra. Yara Regina Marangoni, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG-USP), que foi uma das docentes do Grupo de Trabalho que elaborou o questionário, ele foi “elaborado a partir da necessidade da Universidade de acompanhar os seus egressos”, para ela, “muitas vezes é difícil manter o contato e saber onde estão e o que fazem, especialmente se eles saírem da academia. A Capes, que avalia o sistema nacional de pós-graduação, quer, cada vez mais, saber o destino do egresso, o que ele faz, qual a importância que a pós-graduação teve (e tem) no seu desenvolvimento profissional. A elaboração se deu inicialmente, pensando nos questionamentos que a Capes faz aos programas. A partir dessa ideia inicial, o Pró-reitor de Pós-Graduação, junto com um grupo de presidentes de CPGs, organizou o questionário”. A docente segue com sua explicação: “O principal objetivo do questionário é conhecer o destino desse egresso e sua atuação. Outros objetivos contemplam uma forma de medir a importância da pós-graduação através do tempo; será que os egressos de 10 anos ficam mais na academia do que os egressos de 5 anos? Será que a maior parte dos mestres continuam na pós-graduação ou vão atuar no mercado de trabalho?; A influência do egresso na sociedade: esse egresso atua em postos chaves? Participa de comitês que definem políticas públicas? Um outro objetivo é trazer esse egresso para a USP, através do portal Alumni, mostrando que ele continua importante para a USP e que é sempre bem-vindo a participar de atividade aqui dentro.”

Dada a importância da criação dessa base de dados, sugerimos a divulgação entre seus colegas ou estudantes egressos do seu programa de pós.

Para saber mais detalhes das novas diretrizes de avaliação dos programas de pós pela CAPES, a serem implementadas em 2021, confira o texto clicando aqui.

Texto: Rodrigo Rosa