Alumni em destaque: Cecília Magalhães

Egressa do curso de Ciências Biológicas do IB-USP é a primeira brasileira e aluna da USP a ser nomeada pelo Schmidt Science Fellow

Foto cedida por Cecília Magalhães

Egressa do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia da USP, e também mestre pelo Programa de Biologia de Sistemas no Departamento de Biologia Celular e do Desenvolvimento no ICB-USP, Cecília Gallottini Magalhães foi agraciada com a bolsa Schmidt Science Fellow. A bolsa garante, durante seu período de doutorado, $100.000 por ano, além de orientação acadêmica e pessoal, diversas reuniões, treinamento e acesso a figuras da ciência, com oportunidade de construir conexões com toda a comunidade.

Cecília tem como tema de seu doutorado o estudo sobre a formação do cristalino, lente do olho, durante o desenvolvimento embrionário. Além de seu mestrado concluído em 2019 e doutorado a ser defendido nos próximos dias na na USP, realizou intercâmbio de curta duração durante seu curso de graduação no laboratório do Prof Shankar Srinivas, na Universidade de Oxford (Oxford, UK), onde retornou durante seu mestrado. No doutorado, fez também intercâmbio de curta duração no laboratório do Prof Ales Cvekl no Albert Einstein College of Medicine (NY, EUA). As experiências no exterior, proporcionadas pela USP, foram fundamentais para o desenvolvimento de sua produção científica e comunicação dentro da área.

A egressa ressalta a honra de ter sido a primeira brasileira, e primeira aluna de doutorado da USP a ser nomeada, e como ter sido escolhida reforça a necessidade de valorização da ciência brasileira. Além disso, comenta a importância da Schmidt Science Fellow em sua carreira acadêmica. “Essa bolsa abre inúmeras portas. Com ela, tenho a oportunidade de escolher a Instituição/o laboratório em que irei realizar minha pesquisa. Além disso, agora faço parte de uma comunidade científica muito especial, formada por cientistas excelentes de diversas áreas. Com isso, além de me colocar em um grande centro de pesquisa para realizar meu projeto, também terei a possibilidade de conhecer ótimos pesquisadores e estabelecer boas conexões.“

A ex-aluna destaca as atividades mais impactantes de sua trajetória acadêmica, que contribuíram para sua seleção: “Com certeza, ser aluna do Programa de Biologia de Sistemas e realizar minha pós-graduação no laboratório da Profa. Irene Yan foram fundamentais para conseguir essa bolsa. No laboratório, fui incentivada a aprender metodologias avançadas de biologia celular e molecular, estudar assuntos que fugiam do meu projeto e me arriscar.”

Sua formação na USP contribuiu com seu treinamento teórico diverso e sólido. Cecília exemplifica com a possibilidade de contato com disciplinas de outros institutos durante a graduação. “Na graduação, fiz disciplinas de programação na Politécnica, sem nunca ter tido contato com alguma linguagem de programação. Na pós, realizei disciplinas de Empreendedorismo e curso de Gestão de Projetos.” Ressalta também a relevância de participação em eventos científicos, organizações estudantis e Comissões. “Essas experiências tiveram uma grande importância na minha formação acadêmica, onde aprendi a me comunicar e colaborar.”

A formação interdisciplinar, segundo a egressa, deve ser valorizada e incentivada aos alunos de graduação. Além disso, ressalta o valor de oferecer oportunidades de intercâmbio aos alunos da Universidade, “não só para enriquecer o arsenal de conhecimentos específicos do aluno, mas para construir conexões e explorar outras realidades”, diz Cecília.

Parabenizamos a egressa e desejamos sucesso em sua trajetória!

Texto por Giovanna Alteparmakian