Alumni USP atinge a marca de 50 mil inscritos

Criada há menos de três anos, mais de cinquenta mil ex-alunos USP já se inscreveram na plataforma

 

 

São mais de 36 mil ex-alunos de graduação e mais de 25 mil ex-alunos de pós. Considerando que uma parte que se cadastra fez graduação e pós na Universidade de São Paulo, o número de pessoas diferentes cadastradas chegou agora em agosto nesse número de 50 mil. É mais do que 16% dos graduados na USP ao longo de todas as décadas, e mais de 21% dos pós-graduados ao longo das décadas que, hoje, reúnem-se na plataforma.

Em relação à porcentagem de ex-alunos registrados, algumas unidades (faculdades, institutos ou museus) se destacam. É o caso da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP), que tem 40% dos seus ex-alunos na plataforma. E do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), em São Carlos, que tem 34% de cadastros. Outros institutos, alguns que oferecem apenas cursos de pós, também têm uma porcentagem alta.

O Instituto de Relações Internacionais (IRI), com 32,7%, o Museu de Arte Contemporânea (MAC), 32,8%, o Museu de Geologia, 31%, o Museu de Zoologia (MZ), 31%, e o Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMT), 31%, se destacam como as unidades da capital com o maior número de inscritos.

Na sequência vem a Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFE-RP), com 29%. O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG), 28%. A Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), 27%. A Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), 26%. O Instituto Oceanográfico (IO), 26%. O Instituto de Energia e Ambiente (IEE), 26%. O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), 26%. O Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), 25%.

Todos esses números foram consultados em 09/08/2019.

 

O destaque nos serviços oferecidos aos ex-alunos cadastrados na plataforma, neste ano de 2019, se deu com o lançamento dos editais de vagas e vantagens (clique para acessá-los). A fim de que empresas de fora da USP possam oferecer, respectivamente, vagas de emprego dentro da plataforma, ou descontos em seus cursos, produtos e serviços.

Os demais serviços seguem disponíveis. A criação de um e-mail @alumni.usp.br vale como um certificado de ex-aluno USP, pois apenas os formados na Universidade de São Paulo podem tê-lo. É possível que o ex-aluno migre todo o conteúdo de e-mails do seu @usp.br para o @alumni.usp.br seguindo o tutorial. Esta conta também dá direito a todos os serviços Google, como drive ilimitado. É possível ainda aos cadastrados na plataforma acessar via VPN os periódicos assinados pela USP. Além do acesso ao diploma virtual para quem se formou recentemente (2013 para graduados e 2014 para pós-graduados). Tudo isso tendo a possibilidade de se reconectar a ex-colegas de turma e estabelecer uma rede de contatos.

 

Se você ainda não se cadastrou, acesse a plataforma e faça parte!