Alumni USP em destaque: Danielle Khoury

Egressa da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP) é nomeada na lista Forbes Under 30 Brasil

Foto cedida por Danielle Khoury

Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Danielle Khoury foi reconhecida pela Forbes Under 30, lista que destaca brilhantes profissionais com impactos relevantes e transformadores no mundo. Sua pesquisa sobre a arquitetura tradicional dos povos ribeirinhos da Amazônia recebeu destaque na categoria “Arquitetura e Design”.

Seu projeto, direcionado para populações ribeirinhas em situação de vulnerabilidade, incorpora a arquitetura tradicional respeitando as especificidades regionais, sociais e culturais dos moradores de Manaus. Além de proporcionar a nomeação na Forbes Under 30, o trabalho recebeu diversos prêmios, dentre eles: Primeiro Lugar no Prêmio ENANPARQ 2020 Brasília, Primeiro Lugar no prêmio internacional IE School of Architecture and Design Prize – Madrid, o primeiro lugar no Holcim Awards – Next Generation First Prize Latin America, e recebeu também uma moção de parabenização pela Câmara Municipal de Manaus, dentre outros reconhecimentos. Além disso, foi produzido o documentário “Vida sobre as águas”, dirigido pela arquiteta, que relaciona as comunidades e suas construções ribeirinhas, avaliando os climas, recursos e paisagens dos rios amazônicos, o filme foi premiado pelo IAB-SP – Instituto de Arquitetos do Brasil.

Foto: Reprodução/Sobre as águas da Amazônia, 2019

Em entrevista concedida ao Alumni USP, Danielle ressalta a importância do mérito concedido à sua pesquisa, pois este gerou reconhecimento e visibilidade aos temas que se dedica: desenvolvimento urbano e sustentável. “Ter meu trabalho exposto em uma escala nacional demonstra a importância que é dada ao assunto e permite gerar novas discussões que possam auxiliar na implementação de estratégias para o desenvolvimento de comunidades mais resilientes e saudáveis.” relata.

Ao mencionar a oportunidade de realizar um intercâmbio pela AUCANI, para a Karlsruhe Institute of Technology na Alemanha, a arquiteta destaca a importância dos recursos que a formação na USP ofereceu para o desenvolvimento de sua trajetória profissional: A minha formação na FAUUSP foi essencial para despertar e desenvolver o meu interesse na pesquisa, principalmente em questões socioambientais. A experiência de aprendizagem na USP também ajudou a desenvolver habilidades de pensamento crítico, comunicação e trabalho em equipe, essenciais para a vida profissional. Além disso, o dia-a-dia na Universidade permitiu ampliar meus horizontes, ao conviver com uma comunidade diversificada de pessoas com diferentes origens, culturas e perspectivas.

Atualmente, a egressa trabalha no estúdio que fundou, Khoury Arquitetura, integrando projetos de baixo impacto ambiental. Trabalha também como pesquisadora na Bambou Immobilier Groupe, a primeira empresa franco-suíça especializada em construções perma-circulares. Além disso, é bolsista da Research in Practice Grant da Holcim Foundation for Sustainable Construction, que a permite continuar estudando a arquitetura vernacular da Amazônia e suas lições de sustentabilidade para a arquitetura contemporânea brasileira.

Ao ser questionada sobre sugestões para a melhoria e aperfeiçoamento dos cursos da Universidade, Danielle Khoury ressalta a importância de ampliação de colaboração entre faculdades, departamentos e disciplinas como fator importante. “A participação de pesquisadores de distintas áreas em uma mesma pesquisa ou disciplina poderá resultar em soluções inovadoras para resolver questões complexas e desafiantes. Além disso, acredito que a USP deva valorizar mais a participação da população nas pesquisas e trabalhos desenvolvidos”, diz a arquiteta. A inclusão e ampliação da acessibilidade para resolução de problemas ambientais e sociais também é sugerido, assim como o aumento de atividades práticas para a maior e mais fácil inclusão dos alunos no mercado de trabalho.

Texto: Giovanna Alteparmakian