Alumni USP Talks propõe discussão sobre medidas para garantia da Segurança Alimentar no país

Com egressos dos cursos de Nutrição e Engenharia de Alimentos da USP, o evento promovido pela Reitoria da USP e organizado pelo Escritório Alumni USP abriu espaço para o posicionamento de experts sobre os temas segurança alimentar e de alimentos, ações de combate à fome no Brasil e a formação dos profissionais para atuação nessas áreas.

Foto: Elisabetta Recine, Dirce Marchioni,Vitor Ungari, Victor Vieira,(Alumni USP palestrantes), Maria Helena Palucci Marziale (coordenadora do Escritório Alumni USP), Fernando Josepetti Fonseca (vice-coordenador do Escritório Alumni USP) e os membros do Grupo de Trabalho Alumni USP Talks: Fábio Frezatti, Carlos Eduardo Ambrósio, Ricardo Gariba Silva e Pedro Vitoriano de Oliveira. Fonte: Escritório Alumni USP

O Alumni USP Talks, realizado no dia 1º de Junho, reuniu ex-alunos, professores e atuais estudantes de Unidades da capital e do interior. Os egressos convidados participaram de uma roda de conversa sobre medidas para garantir a segurança alimentar, a qualidade dos alimentos e as ações governamentais de combate à fome no país e teceram considerações sobre as suas trajetórias profissionais e do papel da formação recebida na USP para suas atuais contribuições para a sociedade.

As palestrantes, egressas da Faculdade de Saúde Pública da USP, foram Elisabetta Recine, presidenta do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), docente e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília e Dirce Marchioni, coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Combate à Fome, pesquisadora do Grupo Saúde Planetária Brasil do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA) e do Center for Artificial Intelligence (C4AI-USP).

As convidadas realizaram um bate papo, mediado pela jornalista Roxane Ré, sobre políticas públicas e a responsabilidade dos profissionais no combate à fome e seu caráter emergencial, onde foram destacados à necessidade da eliminação do desperdício de alimentos, valorização da agricultura familiar e a implantação de prática da alimentação saudável em regiões periféricas.  As egressas salientaram ainda a importância da colaboração da comunidade acadêmica e científica na formulação de políticas públicas no país.

Foto: Dirce Marchioni, Roxane Ré e Elisabetta Recine. Fonte: Escritório Alumni USP.

A articulação entre a produção do conhecimento e sua utilização para nortear e ajudar a avaliar políticas públicas é essencial. Não é só você informar a política pública a partir das evidências geradas, mas é também fazer com que a política se torne um tema de estudo e de formação valorizado dentro da academia”, ressaltou Elisabetta.

Além disso, a coordenadora do CONSEA destacou a importância e o reconhecimento das inúmeras possibilidades geradas pela Universidade aos estudantes, como o trânsito entre departamentos e Unidades, participação em projetos de extensão e apoio às pesquisas.

Dirce Marchioni destacou a importância do intercâmbio acadêmico, e a participação de pesquisadores e estudantes nos grupos de pesquisa que tratam os temas  relacionados à segurança alimentar de forma integrativa, transdisciplinar e global.

A importância da abrangência e enfoque multidisciplinar para tratar questões relacionadas à segurança alimentar e a qualidade dos alimentos foram destacados pelos egressos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FZEA/USP).

Victor Vieira, Gerente de Higiene e Segurança Alimentar na Startup Alemã Mittemitte GmbH e Vitor Ungari, CEO e co-fundador da Aurica, empresa que democratiza a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG) para pequenas e médias empresas ressaltaram que a formação interdisciplinar oferecida no curso oferecido pela FZEA/USP que engloba conhecimentos das áreas de exatas, humanas e biológicas permitem aos ex-alunos atuarem em indústrias, nas áreas marketing, recursos humanos e vendas. Victor Vieira destaca que o curso possibilita a interlocução com professores e ex-alunos e o desenvolvimento de atividades extracurriculares  como a criação de empresas júnior, estágios e intercâmbios e mobilidade.  A USP, oferece não só a formação técnica e conhecimento, mas também possibilita importantes conexões”, relatou Victor Vieira.

Foto: Victor Vieira, Roxane Ré e Vitor Ungari. Fonte: Escritório Alumni USP.

Vitor Ungari atua no empreendedorismo social, e destacou que a sua escolha em atuar nessa área profissionalmente foi devido à oportunidade de ter participado da Enactus USP, uma organização que utiliza a liderança como forma de influenciar positivamente os jovens universitários para  busca melhorar a sociedade por meio do desenvolvimento sustentável.  O início de empresas, como a Aurica criada pelo egresso, vêm de projetos de pesquisa e do aproveitamento da rede de contatos oferecida pela USP.

Os egressos e egressas participantes sugerem aos atuais estudantes que usufruam das oportunidades oferecidas pela Universidade no campo de ensino, pesquisa e cultura e extensão, que cursem disciplinas eletivas além das obrigatórias de seus cursos e que a Universidade continue atenta às demandas da sociedade, do mercado de trabalho e da comunidade científica.

Segundo  a coordenadora do Escritório Alumni USP, Maria Helena Palucci Marziale, o Alumni USP Talks Segurança Alimentar contou com 274 inscritos e possibilitou a reflexão da comunidade acadêmica e a sociedade sobre a atuação profissional de egressos dos cursos de nutrição e engenharia de alimentos no mercado de trabalho e em processos produtivos voltados a qualidade, bem-estar e biossegurança alimentar e na formulação de políticas públicas de combate à fome.

Além dos importantes temas apresentados, o evento contou com a maravilhosa apresentação do Quarteto de Cordas da OSUSP.

Para assistir ao evento que foi transmitido ao vivo, acesse o canal no Youtube do Alumni USP.