Conheçam as(os) egressas(os) da Pós-Graduação da USP

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) e o Escritório Alumni USP preparam essa nota, especialmente para você, com algumas informações interessantes sobre as(os) egressas(os) da pós-graduação da Universidade de São Paulo (USP)!

A  primeira delas é que estamos em festa por aqui pois a USP acaba de atingir 170 mil títulos de pós-graduação (mestrado e doutorado) concedidos. A Figura 1 ilustra a evolução anual da concessão desses títulos.

Figura 1 – Distribuição dos títulos de mestrado, doutorado e doutorado direto concedidos pela USP no período de 1970 a 2022. Fonte: DataUSP/STI/Escritório Alumni USP.

A Plataforma Alumni USP, por sua vez, possui 52.652 egressos da pós-graduação cadastrados. Desses, 12.759 responderam ao Questionário de Informações da PRPG, disponibilizados no endereço @alumniusp.br, cujos dados são relevantes para conhecermos a trajetória profissional traçada pelos egressos que auxiliam na melhoria dos cursos oferecidos.  Se você egresso ainda não respondeu ao questionário ainda dá tempo para você colaborar com a Universidade que você tem orgulho de pertencer.

A USP possui, atualmente, 264 programas de pós-graduação stricto sensu e mais de 26.500 estudantes matriculados nesses programas.

Na análise das informações da última década, constata-se que mais de 62.000 estudantes de mestrado ou doutorado foram tituladas(os) e que a maioria dos programas são acadêmicos, porém, as(os) egressas(os) exercem diferentes profissões em diversos setores, contribuindo, assim, para o avanço da ciência em diferentes áreas do conhecimento e para a sociedade.

Muitos de nossas(os) egressas(os) se tornaram servidores públicos (37%), outros são empregados em instituições privadas (24%), profissionais liberais (9%) ou continuam seus estudos (8%) e 7% estão procurando emprego. Vale lembrar que muitos egressos se cadastram na plataforma Alumni USP no dia em que recebem o seu certificado de conclusão do curso.

Tabela 1 – Atividade dos egressos da pós-graduação da USP na última década.

Fonte: Escritório Alumni USP/STI

Dos egressos que responderam ao questionário na plataforma Alumni USP, mais de 90% declararam que a pós-graduação foi muito importante ou decisiva para o desenvolvimento de suas habilidades científicas, bem como para sua formação geral e mais de 85% informaram que também foi muito importante ou decisiva para o desenvolvimento de suas habilidades de escrita.

Figura 2 – Distribuição das respostas dos egressos respondentes do Questionário disponibilizado na plataforma Alumni USP no período de 2020-2022. Fonte: Escritório Alumni USP/STI

Somos muito gratos por participarmos da formação dos(as) egressos(as), agradecemos a todos(as) por continuar pertencendo a USP e manter contato por meio do Programa Alumni USP e convidamos a todos os(as) nossos(as) egressos(as) que ainda não são usuários da plataforma para fazerem o seu cadastramento acessando o link @alumniusp.br.

O fato de vocês, egressas e egressos, manterem contato conosco nos auxilia para avaliarmos e atualizarmos nossos programas a partir das críticas e sugestões, bem como nos permite identificar o destino de nossos(as) estudantes, suas atuações e impactos na sociedade, formando um ciclo extremamente construtivo para atingirmos a excelência em nossos programas.