Turma de Arquitetura 1979 – FAUUSP

Prólogo, trama, muitos epílogos e sempre unidos

 

Foto cedida por Violêta Kubrusly

A plataforma Alumni USP, no ar desde final de 2016, possibilita a interlocução dos antigos alunos de Graduação e de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) da Universidade.

Mesmo sem este recurso disponível em 1999, nós, egressos da FAUUSP em 1979, decidimos celebrar os 20 anos de nossa graduação e tratamos de reunir as informações disponíveis, digitalizá-las e criar nosso grupo eletrônico, para assim recuperar contatos, criar agenda de memoráveis reencontros, além da publicação de textos, desde então.

Prólogo deste percurso acadêmico é nosso ingresso, em 1975, a turma FAUna75, The Unique Forever, como nos identificamos, carinhosamente. Fomos preparados para criar novos espaços e recuperar a história em outros, por seu restauro, por grupo de excelentes professores, arquitetos e urbanistas e de diversas carreiras, o que já caracterizava nossa formação humanista e multidisciplinar.

Estar abrigados no belo edifício de Vilanova Artigas era, por si só, viver a Arquitetura, vanguardista e plena de significados, naquela majestosa praça coberta, de piso cor de caramelo, com seus ateliês e cobertura zenital, trazendo tanta luz para o interior.

Subir e descer as rampas da FAU… Inspiração e emoção que sentimos até hoje, uma forma mágica de volver a los diecisiete (dezoito…) e recordar tempos de descobertas e de convivência amorosa, para também enfrentar as dificuldades e temores de então, com a ação política firme de tantos.

Nossa graduação, de cinco anos de período integral (diurno e vespertino), direcionou a atuação profissional dos egressos de 1979 para muitos campos, como escritórios de projeto, de programação visual, artistas plásticos, fotógrafos, gestores públicos e docentes de carreira, renomados e reconhecidos no país e internacionalmente.

Foto cedida por Violêta Kubrusly

A criação do Curso de Design, no período noturno, funcionando no prédio da FAU, em parceria com as Escolas Politécnica e de Comunicações, teve como mentor e docente, por décadas, o dileto FAUno75, Francisco Ignácio Homem de Mello, nosso Chico. Mencionando por departamentos da FAUUSP, hoje nos representam os caríssimos professores Hugo Segawa, no Departamento de História, Rosana Helena Miranda, no Departamento de Projeto, Paulo Sergio Scarazzato, no Departamento de Tecnologia.

Na primeira década dos anos 2000 nos vimos diante de quadro desolador de degradação edilícia do prédio da FAU, o que gerou movimentação entre nosso grupo para acompanhar e colaborar com as iniciativas de reforma. E, agora temos a cobertura zenital, interiores e fachada restaurados, mas exigindo sempre atenção e medidas preventivas para que se mantenham as melhorias. O registro da reforma está no livro “Edifício da FAUUSP: O Restauro da Arquitetura Moderna” (FAUUSP, 2022), de autoria do Professor Dr. Marcelo de Andrade Roméro, ex-diretor da FAUUSP.

Resolvemos, em 2008, Walter Pires, também FAUno75 e reconhecido especialista em preservação de bens culturais, e eu, concorrer à representação dos ex-alunos da graduação junto à Congregação da FAUUSP, para melhor compreender e acompanhar as questões relativas à recuperação do edifício Vilanova Artigas, da restauração da Vila Penteado-FAU Maranhão, e demais assuntos. Nesta trama seguimos, em parceria com as também FAUnas75 Marisa Barda e Sonia Afonso, relevando o fato de que as atuais eleições acadêmicas, com a votação eletrônica recente, ampliaram a participação dos egressos nestas escolhas.

Estamos próximos de celebrar nossos 45 anos de formados e, com certeza, após a hecatombe pandêmica civilizatória que passamos, estaremos juntos em eventos preparatórios até a data, sempre afetivos, onde já não somos mais os 150 ingressantes, mas com os corações de estudantes repletos de saudosas memórias de amigos de turma e professores que já não estão aqui entre nós, para subir e descer as rampas da FAU e rodopiar pelo Salão Caramelo.

Neste triste momento da passagem do grande Paulo Caruso, egresso da FAU, mais ainda reforçamos estes laços. Muitos epílogos da mesma história.

Arquiteta e Urbanista Violêta Kubrusly
Em nome dos egressos da FAUUSP, de 1979

 

As informações acima são de responsabilidade dos ex-alunos da USP e não refletem, necessariamente, a opinião do Alumni USP.