Você conhece o Programa USP Diversa?

A USP desenvolve ações afirmativas e política inclusiva de ingresso e de permanência de estudantes, pautadas sob a ótica da equidade e da interseccionalidade pois, aumentar a inclusão e a diversidade é uma tarefa da instituição e da sociedade.

Assim, no último ano, 50,1% das vagas oferecidas pela USP foram preenchidas por ingressantes oriundos de escolas públicas ou do Programa de cotas Pretos, Pardos, Indígenas (PPI).

Considerando que um expressivo número de estudantes ingressantes e veteranos se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica a USP direciona esforços para a permanência estudantil por meio da concessão de bolsas de Auxílio moradia estudantil, Auxílio alimentação e Auxílio livro que beneficiam milhares de estudantes e em 2023 serão ofertados 15 mil auxílios permanência. No entanto, ainda existe expressiva demanda de estudantes não atendida e por isso a Universidade estabeleceu uma política de doações na qual se insere o Programa USP Diversa.

A cantora Marisa Monte é a embaixadora do USP Diversa – programa de doação voltado para o financiamento de bolsas de permanência estudantil.

O referido programa, tem por finalidade engajar a sociedade civil e incentivar que empresas e pessoas físicas ajudem financeiramente na permanência de alunos de graduação na universidade, por meio da concessão de bolsas de estudos para que os estudantes possam concluir a graduação no tempo ideal do curso.

O USP Diversa tem como público-alvo os estudantes oriundos de escolas públicas, ingressantes ou veteranos, matriculados em cursos de graduação da USP, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, de gênero, de orientação sexual, étnica, racial e deficiência. A bolsa do USP Diversa complementará os auxílios concedidos pela Universidade.

No caso de empresas, a Universidade estimula a adesão de interessados que assumam o compromisso de oferecer esse apoio para o período completo da graduação a um número previamente definido de estudantes. Empresas como Itaú, Santander, Deutsche Bank e Dow Química já aderiram ao programa de doações de bolas de estudos.

O Fundo Patrimonial da USP concederá dez bolsas, totalizando, nesta primeira etapa, o oferecimento de mais de 270 auxílios, no valor de R$ 800 mensais.

As pessoas físicas poderão escolher apoiar de forma recorrente ou única e determinarão previamente o período de sua participação.

Por que participar do USP Diversa e doar?

Fonte:  tps://www5.usp.br/uspdiversa

Considerando que a comunidade Alumni, em todo o mundo, promove atividades de auxílio à instituição de ensino superior em que se graduou/titulou, como uma forma de agradecimento por toda a formação que lhes foi passada enquanto eram alunos o Programa Alumni USP vem por meio deste estimular, com base nos princípios da fraternidade, os Alumni USP a participar do USP Diversa visando a construção coletiva de uma sociedade sob um viés construtivista de efetivação construtivas de efetivação de direitos sociais por meio da articulação entre as esferas privada e pública.

Para contribuir para o USP Diversa acesse https://www5.usp.br/uspdiversa/#:~:text=Doa%C3%A7%C3%A3o%20direta,Jur%C3%ADdica%3A%20possibilidade%20de%20incentivo%20fiscal.

Texto: Maria Helena Palucci Marziale