Retrospectiva Comunicação Alumni USP 2018

O Alumni USP completou 2 anos no último mês de outubro. Portanto, fizemos um levantamento em relação ao engajamento dos nossos leitores nas reportagens feitas para nossa seção de Notícias, neste segundo ano da plataforma. Para sabermos a preferência de temas e assuntos dos ex-alunos. Agradecemos as visitas, curtidas e críticas. No ano de 2019, buscaremos tratar dos temas mais caros ao quadro de ex-alunos da Universidade de São Paulo cadastrados no Alumni USP.

Para este levantamento, foi levado em consideração o número de visualizações das reportagens (o acesso a elas é feito diretamente pelo site alumni.usp.br, pelo Facebook Alumni USP ou pela newsletter via e-mail). Além das curtidas e compartilhamentos no Facebook.

Reportagens preferidas

Ex-alunos organizam iniciativa social (03/05)

A jornalista Nathalia Giannetti fez uma reportagem sobre o Projeto Gauss, de ex-alunos da Faculdade de Direito da USP, voltado a oferecer bolsas de estudo a jovens de baixa renda que desejam ingressar em universidades.

Foram milhares de visualizações, centenas de curtidas e dezenas de compartilhamentos.

Clique aqui para relembrar.

Entrevista com Emílio Haddad, ex-aluno e docente aposentado da FAU-USP (19/04)

O jornalista Rodrigo Rosa fez uma entrevista com o professor que tem uma extensa trajetória na USP e muitas histórias interessantes a compartilhar desde a época em que foi aluno.

Foram milhares de visualizações, centenas de curtidas, dezenas de comentários e dezenas de compartilhamentos.

Clique aqui para relembrar.

De ex-alunas da USP a professoras no MASP e MAM-SP (21/05)

O jornalista Rodrigo Rosa fez três entrevistas com três ex-alunas da USP, em diferentes áreas das Humanas, que atualmente têm lecionado aulas de História da Arte em dois dos museus mais importantes da cidade de São Paulo.

Foram milhares de visualizações, dezenas de curtidas e dezenas de compartilhamentos.

Clique aqui para relembrar.

Alumni em Destaque: Neuza Guerreiro (16/10)

A equipe de jornalismo do Alumni USP recebeu em seu escritório a visita de uma das ex-alunas idosas de sua base de cadastrados da plataforma – e orgulhosa de pertencer a ela –, que pôde compartilhar um pouco de toda sua experiência, inclusive sobre o curso (da área de biológicas) e a unidade da USP que ficava na Alameda Glete, na cidade de São Paulo.

Foram milhares de visualizações, dezenas de curtidas e alguns compartilhamentos.

Clique aqui para relembrar.

“Neurociências como instrumento de transformação social” (10/10)

Nicolelis no programa Roda Viva em 2008. Foto: Everton Zanella Alvarenga/ Flickr.

Em um breve registro da visita do importante neurocientista no ICB-USP, onde é ex-aluno de pós, Miguel Nicolelis fez um apanhado de importantes momentos de sua carreira enquanto pesquisador.

Foram centenas de visualizações, dezenas de curtidas e alguns compartilhamentos.

Alumni USP no Instagram

A rede social mais nova do Escritório Alumni USP, criada em março de 2018, já tem um importante número de seguidores. Com uma linguagem mais direta, onde a foto geralmente já passa a maior parte das informações, o Instagram do Alumni USP costuma atuar em algumas linhas:

– divulgação do acontecimento de Eventos na USP, gratuitos, onde os ex-alunos são convidados a participar;

– fotos nos Eventos que ocorrem na USP, em geral científicos ou culturais;

– fotos das Unidades, em geral bem recentes também para apresentar novas instalações ou a atual situação aos ex-alunos mais antigos;

– divulgação de materiais (fotos ou vídeos) do próprio Alumni USP, para informar seus seguidores sobre suas vantagens;

– registro de Eventos organizados pelo Alumni, como os workshops, ou que o Alumni USP participou.

As seguintes publicações sobre o próprio Alumni USP estão entre as favoritas dos seguidores:

(Clique na própria imagem para abrir o link no Instagram).

Workshop do Alumni, onde o escritório pôde se apresentar à comunidade USPiana, dezenas de curtidas, 28/08

Workshop: Vídeo da fala da Profa. Dra. Marina Gallottini, coordenadora do Alumni, centenas de visualizações, 28/08

Video sobre o cadastro no Alumni, centenas de visualizações, 12/09

Video explicativo do Alumni, centenas de visualizações, 28/09